19 de jun. de 2013

Projeto Arquitetônico de Masaaki Okuno


Estava buscando algumas novidades em um site de arte denominado zupi, quando encontrei um projeto interessante de uma casa construída no Japão, mais precisamente, na cidade de chiba, um projeto diferente, realizado pelo arquiteto Masaaki Okuno.
O projeto é composto por linhas retas, no entanto, mesmo com a composição de linhas retas na sua concepção de projeto, não deixou de haver movimento e também não deixou de se destaca na paisagem, isso ocorreu devido à utilização de linhas na diagonal, como também do material utilizado em seu entorno, como podemos ver em sua fachada. No entanto, para quem está acostumado com outro tipo de construção de casa, essa forma de cara será estranha, mas conforme for analisando o projeto irá gostar de sua composição, desde a interna quanto externa.
O arquiteto Masaaki Okuno, seguindo a forma externa, buscou aplicar a mesma ideia de movimento internamente, dando uma composição mais homogênea em toda a forma. Outro ponto a ser destacado é que em volta do projeto construído podemos ver poucas arvores, no entanto, internamente encontramos uma, como se o projeto estivesse ali não somente como abrigo de uma família, mas também como objeto para proteção daquele arvore. Outro ponto que não podemos deixar de lado é que a casa foi construída de forma que de qualquer ponto da casa pode-se ver a arvore, permitindo ao usuário um contato visual convidativo para contemplar a natureza. Outro ponto em que o projeto se destaca é em sua composição material, externamente e internamente, levando a nós observadores e criadores da arquitetura a pensarmos que não é somente a forma o externo que é importante, mas também a interna, cada material e a disposição das linhas retas de forma a criar uma forma diferente, permite a composição um ar de modernidade, grandiosidade e ao mesmo tempo simplicidade. A simplicidade é por haver uma contraposição do externo com o interno, mesmo com vários matéria no seu interior é se mostrou muito mais simples internamente quanto sua forma externa, e para ultimo detalha da casa a ser destacado seria a abertura zenital onde grande parte da luz penetra na casa permitindo a casa maior conforto luminoso quanto térmico no tempo frio, além de permitir uma ótima vista do céu, como podemos ver em uma das fotos.












O que acharam do projeto?

Eu, em particular, gostei muito, principalmente pelo fato de haver uma abertura zenital para entrada da luz de forma central, sua forma plástica inusitada para uma casa, e por fim a vista interna.

Um comentário:

Por favor, não postar somente propagandas sobre seu blog, comentem sobre a postagem.
Ao fim dos comentários colocar o link de seu blog ou outros que desejar.
Obrigado pelo comentário.